Em outro artigo, já falamos um pouco sobre as chamadas ferramentas de business intelligence, ou simplesmente BI.

De maneira resumida, trata-se de uma estratégia de negócio que consiste em reunir e agrupar o maior volume possível de informações sobre a empresa e seus colaboradores, a fim de orientar a tomada de decisão nos mais diversos níveis hierárquicos. No entanto, quando se fala em BI, logo se pensa nos projetos ou nos rumos a serem tomados pela organização. Mas isso não é tudo: por meio de ferramentas de business intelligence, também é possível ter ganhos na gestão de pessoas.

Por oferecer um grande montante de informações sobre departamentos, projetos e recursos, as ferramentas de BI permitem que as lideranças desenvolvam um olhar estratégico sobre suas respectivas áreas e, assim, possam fazer também uma melhor gestão dos colaboradores envolvidos em cada atividade.

Gestão de pessoas e produtividade
Quanto tempo cada colaborador gasta em uma atividade específica? Quais são as habilidades requisitadas para um determinado projeto? Qual é o perfil mais indicado para preencher uma vaga em aberto? Com uma ferramenta de BI, é possível obter todas essas respostas e utilizá-las para melhor alocar os recursos humanos dentro da organização.

Por esse motivo, as ferramentas de business intelligence são muito úteis aos profissionais de RH e às lideranças diretamente envolvidas com a gestão de pessoas. Com elas, é possível alocar os recursos humanos mais adequados para cada área ou projeto da organização, a fim de alavancar a produtividade de uma equipe ou mesmo de um setor.

Business intelligence para o setor de RH
Além de todos esses recursos, uma solução de business intelligence focada em RH permite facilitar ou mesmo automatizar toda a rotina manual, tão característica do setor. Informações pertinentes ao perfil de cada colaborador, desde sua formação e carreira dentro da organização, passando pelos dados mais pertinentes à folha de pagamento, até informações sobre admissão e desligamento podem ser coletados e organizados da forma mais conveniente de modo ágil e preciso.

Com uma ferramenta informatizada, o profissional de RH também pode procurar o profissional mais adequado para preencher uma vaga ou ainda identificar as necessidades de um funcionário ou de uma equipe se submeter a treinamento para ocupar uma vaga ou trabalhar em um determinado projeto. Isso significa dizer que um sistema de business intelligence também pode ser útil em todos os processos relacionados a recrutamento e seleção, treinamento e capacitação dos colaboradores de toda a empresa.

Enfim, de maneira geral, pode-se afirmar que, com uma ferramenta de business intelligence, as lideranças, do setor de recursos humanos ou de quaisquer outros da organização conseguem fazer uma melhor gestão de pessoas – seja para aumentar a produtividade das equipes, seja para identificar talentos ou sanar gargalos, em projetos ou mesmo setores inteiros. Consequentemente, a gestão da empresa como um todo ganha em melhorias contínuas, que se traduzem em entregas com mais qualidade e clientes mais satisfeitos.